quarta-feira, 29 de outubro de 2008

REFLEXÕES SOBRE A SENAMA DE OBSERVAÇÃO....

Na primeira senama de observação no CAIC(Centro de Atenção Intregada à Criança) diversos questionamentos vieram à minha mente....E muito deles me fizeram regastar um trecho do texto de Selma Garrido que diz assim:"Aprendemos na escola que o ver e o escutar de forma crítica e reflexiva o que estava em nossa volta propicia um novo olhar.Um olhar que escuta,ouve e aprende a ver o outro,a realidade,cria e busca a sintomia do outro,do grupo e de outras pessoas"....
O estágio de observação foi de essencial importância pois é um momento em que podemos enxergar o ambiente escolar e tudo que nele se insere com "olhos de pesquisador",pesquisador que busca,que diagnostica,que questiona,enfim pesquisador que reflete para agir e agir de acordo com aquilo que foi diagnosticado no momento de observação...
Conhecer a estrutura, os alunos,os professores e todo o contexto escolar do CAIC nos possibilitou uma aproximação maior e mais aprofundada para que possamos desenvolver nosso trabalho na regência de forma mais produtiva e eficaz.
Durante este período do dia 08/09/08 a 12/09/08 podemos analisar diversos aspectos referentes não só contexto escolar,mas toda a estrutura educacional do CAIC uma vez que permitiu aos estagiarios interagir com toda a estrutura fisica e educacional e com a situação a ser estudada e além disso permitiu analisar e refletir sobre as teorias aprendidas ao longo do curso de pedagogia e assim podendo fazer uma relação com o currículo,a questão da leitura e da escrita dos alunos que é bastante comprometida e deficiente e o contexto escolar ,não com a perspectiva de criticar,mas de colocar em ação a questão da prática estar diretamente vinculada a teoria tão discutida em sala de aula.
Durante este período foi possível fazer diversas reflexões que nos possibilitou um conhecimento mais aprofundado do espaço escolar e acima de tudo permitiu a aqueles que não possuem experiência na area de educação ressignificar seus saberes e produzir novos conhecimentos sobre a docência.
OBSERVAR É NECESSARIO É A PARTIR DO OLHAR CRITICO QUE SE CONHECE A REALIDADE COM A QUAL VAI SE TRABALHAR PARA ASSIM TER POSSIBILIDADES DE SE DESENVOLVER UM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EFICAZ.....

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

É isso aí pedagoga e futura Secretária de Educação. Conhecer o contexto é de fundamental importância para compreendernos os sentidos e significados da escola atual.