sábado, 6 de dezembro de 2008

"ESTÁGIO X REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"


O processo educacional não é algo que se limita a mera transmissão de conhecimento pelo professor e reprodução deste para o aluno, mas requer a reflexão de tais conteúdos no que se refere a aquisição do conhecimento.Muitos autores escrevem sobre a importância de se fazer uma “ponte” entre a exposição de conteúdos e a reflexão deste no cesso de ensino-aprendizagem,salientando que a teoria deve ser algo ligado a reflexão de forma que não aja um saber desvinculado do fazer ,mas que ambos sejam trabalhados em conjunto ,colaborando assim de forma eficaz e significativa no desenvolvimento do processo educacional e na aprendizagem do aluno.

Na segunda senama do estagio pudemos perceber o quanto é de essencial importância não apenas ter em mente aquilo que se vai desenvolver em sala de aula com os alunos,mas a necessidade de estarmos preparadas para as surpresas do dia-a-dia e assim termos condições de lidar com aspectos antes desconhecidos de forma benéfica e significativa para a aprendizagem dos alunos e desenvolvimento da nossa pratica como futuras formadoras de conhecimento.

Durante essa senama podemos perceber que a ação não deve ter apenas o caráter de mera transmissão de conhecimento mas deve ser uma ação pensada e refletida afim de assim poder ter um resultado positivo quanto a aprendizagem dos alunos.Alem disso é de grande importância para o professor não só saber aquilo aprendido na universidade mas ter a capacidade de criar,de inovar, do saber –fazer que transcende a mera transmissão de conhecimentos,mas que consegue ultrapassar as linhas da reprodução para chegar a criação,inovação e transformação não só do ambiente educacional,mas de todo o contexto educacional,desde a sala de aula ate a forma como os alunos assimilam o conhecimento e fazem dele algo significativo e eficaz.

Enfim o processo educacional deve ser algo pensado,refletido,não apenas algo baseado na mera transmissão de conteúdo pelo professor e reprodução deste pelo aluno.O ato de ensinar deve ser refletido,criado para que assim a aprendizagem se torne significativa para a vida do aluno e que a partir daí este possa ser capaz de criar e construir o seu próprio conhecimento.

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Vou resgatar suas reflexões:
"Durante essa senama podemos perceber que a ação não deve ter apenas o caráter de mera transmissão de conhecimento mas deve ser uma ação pensada e refletida afim de assim poder ter um resultado positivo quanto a aprendizagem dos alunos.Alem disso é de grande importância para o professor não só saber aquilo aprendido na universidade mas ter a capacidade de criar,de inovar, do saber –fazer que transcende a mera transmissão de conhecimentos,mas que consegue ultrapassar as linhas da reprodução para chegar a criação,inovação e transformação não só do ambiente educacional,mas de todo o contexto educacional,desde a sala de aula ate a forma como os alunos assimilam o conhecimento e fazem dele algo significativo e eficaz."

Daiane,
Suas reflexões são extremamanente legítimas e verdadeiras. Sem criatividade e tomada de decisão em contextos de incerteza, não avançaremos na nossa prática pedagógica.