quarta-feira, 29 de outubro de 2008

HISTORIA DE VIDA.....

Somos constantemente incentivados a reproduzir aquilo que adquirimos ao longo de nossa vida e nos é deixado de lado a possibilidade de criar e inovar aquilo que refletimos ao longo de nossa jornada como aprendizes e formadores de conhecimentos.Esse conhecimento que estar pautado não apenas nos limites da sala de aula e no cotidiano escolar de onde somos frutos,mas de experiências de vida ,de pessoas com as quais convivemos e nos relacionamos e acima de tudo de situações com as quais nos deparamos que muitas fazem nos fazem sentir pequenos e limitados diante dos obstáculos,entretanto vencemos barreiras,construímos conhecimentos superamos as dificuldades e muitas vezes vencemos até mesmo aquilo que pensávamos ser impossível de superar...mas superamos e com isso nos tornamos melhores e mais seguros para enfrentar a um novo desafio....Percebemos a todo instante que a verdadeira aprendizagem não é aquela trazidas pelas mãos de outros,mas aquela superar e vencida com o nosso próprio esforço e coragem....E no meio disso todos somos autores de nossa própria historia...uma historia com direito a quedas,conhecimentos e superações...
Sou natural da cidade de Botuporã-Ba, situada na chapada diamantina,lá estudei durante toda minha vida desde o educação infantil até o ensino médio.As escolas da época possuíam um currículo tradicional e a metodologia do professor era baseado em uma concepção arcaica e tradicional, onde o professor era o detentor do saber e o aluno mero reprodutor de conhecimento.A avaliação era feita através de provas e testes onde o conteúdo era baseado em questionários e textos que os alunos tinham que decorar para conseguir cumprir a meta da avaliação e assim poder ter condições de passar de ano.
No que se refere a educação infantil não me lembro muito dessa época a única coisa que me recordo era que a professora era uma mulher amável e carinhosa com os alunos.No ensino fundamental tive grandes dificuldades com um certo professor de matemática que era autoritário ,ignorante e arrogante,era o típico professor detentor do conhecimento,onde todos deveriam odebecer a suas ordens e vontades cumprindo a risca uma metodologia tradicional e totalmente autoritária,onde os alunos não tinham o direito de questionar ou colocar suas duvidas e receios...No que se refere a educação do ensino médio não tive muitos problemas com os professores pois estes eram mais maleáveis e a grande maioria já faziam algum tipo de formação superior,melhorando assim a qualidade da educação e o entendimento dos alunos acerca das questões discutidas em sala de aula.
No mais sou uma pessoa fruto de uma educação tradicional e arcaica onde na maioria das vezes o que importava não era o aluno e seus medos e anseios,mas a transmissão e reprodução do conhecimento.

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Ótimas reflexões Daiane. Concordo plenamente com você que o maior desafio da educação é a autoria e a responsabilidade com uma educação de qualidade na escola pública. Você tem toda razão quando fala que precisamos nos superar.Isso é realmente difícil, pois fomos domesticados a apenas reproduzir, e no momento de nos autorizar é normal as dificuldades.

beijos,
Socorro