quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PORQUÊ PEDAGOGIA???

Sou estudante de pedagogia 8º semestre,inicialmente optei por pedagogia por ser um curso que estava mais proximo do meu objetivo:PSICOLOGIA,entretanto no decorrer do curso fui me identificando com algumas disciplinas existentes na grade curricular do curso
Durante o curso tive diversas máterias que me insticaram e me fizeram gostar da pedagogia,dentre elas estão as referentes a psicologia que tratava de temas de aprendizagem que tinham como teoricos Freud,Piaget,wallon,dentre outros.
Fui bolsista por 2 vezes do projeto pedagogico da Creche casinha do sol que se baseava em discutir temas com os pais dos alunos da mesma afim de fazer com que estes entendessem mais o universo infantil de seus filhos baseados nas discussões de texto de teoricos da psicologia que traziam reflexões a cerca das fases do desenvolvimento infantil das crianças para assim poder enteder as necessidades e inquietudes de seus filhos contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento do trabalho com as crianças na creche casinha do sol,este foi um momento de grande amadurecimento para minha vida academica e cultural.
Em seguida fui monitora da disciplina Curriculos e programas,por quatro vezes,onde desenvolvir juntamente com a professora Sirlandia Santanna atividades voltadas as discussões em sala de aula,este foi outro periodo de grande enriquecimento como estudante de pedagogia e futura docente e formadora de conhecimento.
Entretanto varias foram as experiencias de extrema importancia durante a vida academica na UESB mas a qual guardarei como uma das que mais pude refletir a acerca da minha escolha pela pedagogia foi a experiencia com o estagio de educação infantil que trouxe grandes momentos de aprendizagem e reflexão e uma experiencia com resultados satisfatorios e positivos tanto para as professoras da disciplina quanto para a minha formação enquanto futura profissional da area de educação pois me possibilitou uma visão mais consciente e verdadeira daquilo que vem a ser realmente a PEDAGOGIA....
Enfim o curso de Pedagogia em termos financeiros na maioria das vezes não superar as expectativas dos graduados do curso,mas acima de tudo permite a quem opta por esse curso um embasamento teórico que leva a compreender melhor a si mesmo e aos outros,possibilitando uma formação pessoal extremamente enriquecedora que inqueita os instintiso e contribui de forma positiva na formação psico-social do ser.

Nenhum comentário: