quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A PESQUISA COMO EIXO DE FORMAÇÃO DOCENTE.(ESTEBAN E ZACCUR)

O texto de Esteban e Zaccur traz uma reflexão sobre a importância de formar professores-pesquisadores ao invés de resumir e limitar a prática docente como algo meramente mecânico e sistematizado .Observa-se a partir da leitura do texto que é de fundamental importância a pesquisa como o eixo da produção do conhecimento no que se refere não só a prática docente,mas na formação de educandos e futuros seres humanos críticos e ativos diante da situação política e social.
É na prática constante da pesquisa,que está a difícil superação da dicotomia entre o fazer e o pensar, onde uns apenas fazem e ficam limitados e técnica mecanicista,improvisadae extremamente efadonha e sem qualquer significação teorica e outros que ao se depararem com o cotidiano escolar não se reconhecem nos textos teóricos se sentindo negados e "perdidos", caindo no perigo de abstrair-se da realidade e não conseguindo por em prática os diversos conhecimentos e teorias educacionais.É a partir deste momento que se faz necessário uma ponte entre o fazer e o pensar entendendo que a pesquisa pode ser a consequência de um fazer pensado e refletido onde o individuo faz e coloca em pratica quetões bem elaboradas e refletidas ,ou seja,transforma a pesquisa em um processo empirico-teorico de uma investigação.A pesquisa deve ser entendida como o momento do pensar:pensar para orientar o fazer do outro.O que Estebam e Zaccur propõe é o dialogo entre teoria e prática,diálogo este que alimenta a relação acadêmica e professor-pesquisador.
Enfim a pesquisa é algo que deve estar constantemente ligada á prática docente pois é com ela que surgem questões que alimentam a necessidade de saber mais,de melhor compreender o que estar sendo vivenciado e de construir novas formas de percepção da realidade e de encontrar indícios que façam dos dilemas desafios que podem ser enfrentados.É de essencial importância que o educador reflita sua pratica cotidiano afim de potenciar os acertos e rever quilo que não foi produtivo e satisfatorio,porque é através de reflexão que as ações serão aceitas ou reconstruidas Professor-Pesquisador se instrumentaliza,observa,questiona e redimensiona seu cotidiano e sua prática de forma reflexiva,contribuindo assim para a construção do saber e para a melhoria da sua prática como docente e formador de conhecimento.

Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Sua síntese está ótima Daine. Excelentes reflexões sobre o texto.